#Dia 3
Documentário: RESTLESS GREATURE WENDY WHELAN
Após 30 anos no New York City Ballet, a renomada bailarina Wendy Whelan se redefine como artista em uma nova fase de sua vida. Um documentário que você poderá encontrar no Netflix, com a opção de legenda em português.
Uma das bailarinas mais admiradas dos últimos tempos, era conhecida por seu comportamento dócil e sua longevidade na dança. “Se eu não dançar, eu prefiro morrer”, ela afirmou enquanto falava sobre deixar de dançar e enfrentar o que vem depois. Quando ela chegou aos meados dos seus 40 anos, o New York City Ballet começou a vetar sua participação em grandes obras, e uma lesão séria do quadril, a obrigou a fazer uma grave cirurgia.
A filmagem de suas apresentações, passadas e presentes, é deslumbrante, mas o que define este documentário de dança é a personalidade envolvente de Wendy Whelan. Ela lida com questões sobre sua própria identidade e valor. As imagens históricas mostram sua dança como uma garota muito jovem em sua cidade natal de Louisville, Kentucky, depois como adolescente sozinha em Nova York e, finalmente, como Primeira Bailarina com a companhia NYCB. A honestidade de Whelan, sua determinação incansável e sua atitude venerável, juntamente com sua dança é de tirar o fôlego, fazem de Restless Creature: Wendy Whelan, um retrato fascinante de um artista que luta com mudanças, e sabe exatamente o momento certo de parar e seguir com novos projetos.
TRAILER
Durante o documentário aparecem alguns trechos de coreografias dançadas por Whelan, como a Dança Árabe de Quebra Nozes de Balanchine em 1993.
Trechos de After the Rain, de Christopher Wheeldon. Dançado por Wendy Whelan e um dos seus melhores partners Craig Hall. Apresentado em 2011.
Atualmente Wendy Whelan é Diretora Artística do New York City Ballet, bailarina, professora e coach. Acompanhe os passos de Windy pelo Instagram.
Compartilhe aqui com a gente, o que achou do documentário de
Wendy Whelan!
Comments