#Dia 11
American Ballet Theatre: Uma História
Investigando a riquíssima história da companhia, o documentário aborda filmagens dos ensaios, performances e entrevistas aos principais bailarinos do American Ballet Theatre da atualidade e também de antigos bailarinos que dançaram no início da companhia, como a estrela Alícia Alonso.
O documentário demonstra a ascensão do ABT, desde os seus primeiros dias, lutando financeiramente para se afirmar como uma das companhias de dança mais respeitadas e reverenciadas do mundo.
Além de toda a história do surgimento da companhia, o documentário ilustra muito bem, detalhes riquíssimos da história e surgimento da dança, e principalmente o ballet clássico.
A companhia reside em Nova York, e possui três níveis de bailarinos, em escala ascendente: o corpo de baile, solista e principal. Foi fundada em 1937 como Mordkin Ballet e reorganizada nos 1940 com o nome de Ballet Theatre, durante 40 anos foi dirigido pela bailarina e atriz Lucia Chase. Em 1956 foi renomeado com o nome atual.
Entre alguns dos famosos bailarinos que já dançaram na companhia são Mikhail Baryshnikov (que a dirigiu entre 1980 e 1989), Alicia Alonso, Fernando Bujones, Alexander Godunov, entre outros. A companhia tem um grupo juvenil conhecido como ABT II, composta por jovens bailarinos (entre 16-20 anos) selecionados em todo o mundo. Estes bailarinos tem um programa de treinamento de um ou dois anos e depois são aproveitados no corpo de baile do ABT ou em outras companhias profissionais de dança.
TRAILER
Jennifer Homans autora de diversos livros, relata no documentário o real sentimento de um bailarino: "Se você é bailarino e se posiciona à barra todas as manhãs, nestas posições que têm sido adotadas há mais de 400 anos, e passa por esse ritual de repetição e disciplina física. Você tem que se concentrar somente no seu corpo, no que está acontecendo dentro de você. E ao fazer isso. você meio que acaba se desligando de todo ruído de sua mente, é como se houvesse uma concentração total. Isso libera uma coisa em você que é muito difícil de descrever, mas é uma espécie de liberdade."
Segue apresentações de ballet da companhia American Ballet Theatre.
Compartilhe aqui a sua experiência em assistir o documentário!
Comments